5 dicas de como eliminar o mofo do sofá

Quando os meses de inverno se aproximam é comum que os nossos estofados fiquem com mofo, devido à proliferação de fungos e ácaros, que além de deixar o estofado com uma aparência feia provocam alguns problemas de saúde, principalmente nas crianças.

Para evitar que essa situação aconteça na sua casa, é importante que você observe algumas dicas de como eliminar o mofo do sofá e demais estofados. Elas serão fundamentais para prevenir contra os problemas de saúde e ainda recuperar a boa aparência do estofado.

Dicas caseiras para eliminar o mofo do sofá

Abaixo, você verá algumas dicas simples que ajudam a eliminar o mofo, fungos e ácaros que provocam alguns problemas como asma, sinusite e rinite alérgica.

Limpeza com bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um produto que ajuda a fazer a limpeza completa do estofado removendo o mofo e também os fungos e ácaros.  

Ingredientes para fazer a limpeza do sofá:

  • 1 litro de água
  • 1 colher de bicarbonato
  • Meio copo de vinagre
  • 1 colher de amaciante
  • Meio copo de álcool doméstico

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente e depois coloque dentro de um borrifador para facilitar a aplicação.  Borrife um pouco da mistura e espere secar, provavelmente a primeira aplicação não será suficiente para eliminar o mofo do sofá, então você deve borrifar novamente.

Use vinagre para fazer a limpeza do estofado

Usar o vinagre branco é uma das principais dicas de como eliminar o mofo do sofá. Para utilizá-lo, você primeiro precisa fazer uma mistura para que ele fique pronto para o uso.

  1. Aqueça 1 litro de água e adicione meio litro de vinagre branco. Para limpar o estofado, você deve usar uma esponja macia molhada com a mistura para esfregar em toda a superfície.
  2. Espere alguns minutos para ver se obteve resultado, caso for necessário, faça a aplicação novamente. Logo após, use uma flanela para eliminar o excesso da mistura e deixe o sofá secar.

Use um vaporizador para fazer a limpeza

Outra maneira eficiente para acabar de vez com o mofo do sofá é utilizar um vaporizador de mão, a vantagem de usar esse acessório é que com ele não é preciso usar nenhum produto químico.

Esse aparelho elimina os ácaros e fungos, além de qualquer tipo de mancha, até mesmo de gordura. Existem vários tipos de vaporizadores de mão, alguns funcionam fervendo primeiramente a água para liberar o vapor, já outros funcionam de forma mais fria.

Use um produto antimofo

Para eliminar o mofo do sofá, você pode usar algum produto para isso, por exemplo, o Sanol A7, ele é uma das opções para resolver esse problema. Esse produto de limpeza acaba de vez com os fungos e ácaros dos estofados e traz um cheiro mais agradável para o seu sofá, substituindo o mau-cheiro do mofo. Você encontra o Sanol A7 com o borrifador, que ajuda bastante na hora aplicação.


Contrate um profissional

Se a mancha de mofo continua mesmo após você aplicar algum produto ou fazer a limpeza do estofado de forma mais demorada, neste caso é recomendado contratar um profissional para fazer uma lavagem de sofá.

O profissional poderá fazer uma limpeza a seco ou usar algum produto ou técnica que removerá o mofo do estofado de forma mais eficiente.

Gostou deste artigo? Essas dicas de como eliminar o mofo do sofá são para você ter uma ideia de como você pode limpar o seu estofado corretamente para que ele volte a ter uma boa aparência.

No entanto, para evitar que esse problema aconteça, algumas medidas são necessárias, principalmente nos ambientes mais úmidos. É importante que você abra sempre as janelas e portas durante o dia para que o local fique arejado.

Além disso, evite o contato dos estofados com a parede úmida e também tenha cuidado com o climatizador de ar na temperatura muito fria porque ele também contribui para o aparecimento de mofo.