ANBIMA: Saiba mais sobre esta associação

Saiba o que é a ANBIMA e qual é o seu trabalho

Desde o ano de 2009 a ANBIMA tem o papel de representar instituições financeiras como, por exemplo, bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e também, administradoras.

Para conhecer mais a respeito dessa associação, Saiba o que é a Anbima e qual é o seu trabalho, no post que preparamos hoje para você.

Entenda o que é ANBIMA

No primeiro momento é preciso saber o que é ANBIMA, para depois entender qual o seu trabalho e responsabilidades perante o mercado.

ANBIMA quer dizer Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Como vimos acima a partir o ano de 2009 ela surgiu e foi após a união entre ANBID ( Associação Nacional dos Bancos de Investimento) e a ANDIMA (Associação Nacional das instituições do Mercado Financeiro), que essa nova instituição surgiu para auxiliar os profissionais, empresas e também o mercado em questão.

Logo abaixo separamos para você conhecer, quais são a visão, missão e também os valores dessa associação.

Visão

Mercado forte se faz com instituições fortes.

Missão

Fortalecer a representação do setor e apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social local e influenciar o mercado global.

Valores

Cooperação, excelência, inovação, integridade, pluralidade, responsabilidade.

Compromissos

Os associados são a nossa razão de existir. Defendemos os seus interesses atuando em quatro frentes: informar, representar, autorregular, educar.

Através desse link é possível identificar a lista de empresas que são associadas à essa instituição.

No Brasil são aproximadamente 140 associados a essa instituição, que devem seguir os códigos de regulação estabelecidos por ela.

Certificações ANBIMA

Existem algumas certificações que são de grande importância para a o mercado financeiro e profissionais, que tenham interesse em adquirir maior conhecimento e agregar valor em seu currículo, precisam conquistar. Confira abaixo quais são essas.

Certificação CPA 10

O curso CPA 10 é para quem trabalha com a prospecção ou venda de produtos de investimento para o público, sem dúvida é uma das principais certificações necessárias, pois irá trazer o conhecimento necessário para o profissional realizar de forma adequada as suas atividades.

Os profissionais que podem conquistar essa certificação geralmente são funcionários de bancos, autarquia, órgãos públicos e também estudantes, já podem conquistar esse conhecimento para se destacar mesmo frente aos seus concorrentes.

A validade é de cinco anos e a certificação CPA 10, tem como objetivo comprovar os principais conhecimentos na área financeira.

É necessário realizar uma prova composta por cerca de 50 questões com 2 horas de duração. Para ser aprovado e conseguir a sua certificação, é necessário acertar ao menos 70% das questões.

Certificação CPA 20

Outra certificação de grande importância é a CPA 20. Essa certificação é indicada para os profissionais que trabalham diretamente com a venda de produtos de investimento e também, com a manutenção das carteiras de investimento.

Com essa certificação o profissional consegue lidar adequadamente com pessoas, que já tenham certo conhecimento e que já realização aplicações no mercado financeiro.

É uma forma de comprovar que o profissional tem certo domínio sobre a área de atuação assim como, maior conhecimento com assuntos relacionados às finanças.

Para realizar a prova, é necessário pagar uma taxa de exame. Aqueles que já são associados à instituição podem possuem disponibilidade de desconto, para o pagamento a taxa.

A importância das certificações no mercado financeiro

Existem ainda outras certificações que podem ser realizadas como, por exemplo, a Certificação de Especialista em Investimentos (CEA) e a Certificação de Gestores (CGA).

Desse modo o profissional consegue agregar valor à sua carreira e também às suas atividades, comprovando o seu conhecimento para conseguir realizar as diferentes atividades que possuem grande importância e responsabilidade em seu dia a dia.