Como adaptar a sua casa para pets

Ter um animal de estimação em casa é muito bom para deixar o lar mais divertido, mas nem tudo é diversão, você precisa tomar alguns cuidados com seus bichinhos como, por exemplo, levar sempre ao veterinário, dar banho frequentemente, entre outros.

Neste artigo, você vai aprender como adaptar a sua casa para pets para que todos os móveis e o restante da residência fiquem inteiros com a chegada de um novo membro na família, seja ele gato ou cachorro.

No entanto, na maioria das vezes a pessoa não sabe como adaptar a sua residência, por isso selecionamos algumas dicas que podem ajudar.

8 dicas para aprender como adaptar a sua casa para pets

A adaptação da casa é importante para que o animalzinho não sofra e também não destrua todos os móveis quando estiver brincando, por isso alguns cuidados são importantes, observe quais são:

  • Tigelas e banheirinho para o gato e cachorro

Os gatos geralmente têm receio de beber água perto do pratinho da comida, para resolver esse problema você pode afastar um pouco a tigela da água por, pelo menos, 50 cm.

Além disso, a caixa de areia também precisa ficar afastada para que o felino não estranhe o local onde come e faz as necessidades.

Em relação ao cachorro, ele geralmente não é exigente, a comida e a água podem ficar por perto. No entanto, a caixa de areia ou tapetinho higiênico deve ficar longe do lugar das refeições.

  • Cuidados com os móveis

Você precisa tomar alguns cuidados para evitar que o cachorro ou o gato morda as pernas das cadeiras ou da mesa, por exemplo. Para fazer isso, use um pouco de repelente próprio para afastar os animais dos móveis.

Além disso, como os gatos usam o sofá e as cadeiras para afiar as unhas, para evitar este tipo de problema, você pode enrolar em volta dos pés da cadeira ou mesa uma corda de sisal de 6 mm.

Também existem no mercado, diversos tipos de brinquedos e acessórios para os gatos e cachorros se distraírem durante o dia, evitando assim que eles se interessem pela mobília da casa.

  • Fique atento ao gato na prateleira ou na estante

Uma das coisas que os gatos adoram é subir em locais altos para observar todo o ambiente de cima. Por isso, você deve ficar atento para evitar que ele suba na estante ou na prateleira da sala e acabe quebrando algum objeto de decoração.

Para evitar que isso aconteça, faça um tipo de barreira juntando alguns objetos da estante.

Você também pode fixar diversos nichos de madeira na parede, formando uma escadinha para eles subirem e, ao mesmo tempo, se esconderem sempre que desejarem.

  • Tenha cuidado com os fios soltos

Você precisa tomar muito cuidado com os fios soltos, porque apresentam o risco de choque para o animal, tanto para o gato ou cachorro que, quando filhote, são curiosos e adoram morder tudo o que encontram pela frente.

Por isso, junte todos os fios em apenas um lugar e coloque uma fita isolante para agrupar todos, ou ainda, compre canaletas específicas para esconder os fios da sua casa.

  • Fique atento na cozinha e na sala de jantar

Você precisa impedir que o gato pule na pia, fogão e também na mesa do jantar para que esses locais permaneçam livre dos pelos. Além disso, guarde bem todos os utensílios e alimentos que possam cair no chão.

Coloque também fita dupla face nas bordas dos móveis, pois os gatos não gostam de ficar presos com cola e isso evitará que eles voltem a pular.

  • Cuide do jardim e do quintal da sua casa

Para evitar que os animais façam as suas necessidades em lugares impróprios do seu jardim ou em canteiros, você pode plantar lavanda ou citronela, que são plantas que afastam os animais.

Nos vasos pequenos, use cravos da Índia, cascas de frutas cítricas ou grãos de café para afastar o gato ou o cachorro das suas plantas. Mas você também pode borrifar um pouco de vinagre ou suco de limão nas folhas.

Com isso, o seu animal de estimação vai estranhar o sabor da planta e não terá vontade de fazer xixi na planta, por exemplo.

  • Cuidado com a varanda e as janelas

Se você mora em apartamento, é importante colocar telas de proteção para evitar que o gato pule para fora. Além das janelas, é necessário colocar também no portão que dá acesso à rua.

Se você está pensando em se mudar, procure por imóveis em Fazenda Rio Grande.

gatos dentro de casa
  • Tenha cuidado com as portas e armários

Geralmente os gatos e também os cachorros aprendem a abrir as portas através das maçanetas que são retas. Eles usam as patas ou a boca, então para evitar que eles entrem nos armários, instale maçanetas que sejam redondas.

Gostou deste artigo? Essas dicas são para você ter uma ideia de como adaptar a sua casa para pets. Quem deseja criar um gato ou cachorro dentro de casa ou apartamento, deve estar ciente que é preciso tomar cuidado com os móveis e com o próprio animal para que ele não se machuque ou coma algo inapropriado.

Consulte a imobiliária Martini e veja as diversas opções de imóveis para você e sua família viverem em harmonia com seus animais de estimação.