Como usar a PNL no trabalho

Aprender como usar PNL no trabalho irá ajudá-lo a desempenhar melhor a sua atividade diária, além de ficar mais produtivo eliminando a procrastinação e focando nos resultados.

Provavelmente você já ouviu falar sobre as técnicas de PNL (Programação Neurolinguística), que se trata de métodos que tem revolucionado a vida de muitas pessoas ao redor do mundo desde a sua descoberta.

A PNL basicamente consegue criar uma relação entre o que pensamos, como organizamos as nossas ideias e a forma de nos comunicarmos com as outras pessoas.

Ela pode trazer ferramentas importantes para o trabalho de educadores, terapeutas, psicólogos, profissionais de vendas, líderes, entre outros.

Aonde a PNL pode ser aplicada

Basicamente as técnicas da PNL (Programação Neurolinguística) podem ser aplicadas em qualquer pessoa que busca mais qualidade de vida. Por exemplo: relações de trabalho, relacionamentos pessoais.

Além disso, as técnicas podem ser aplicadas no combate à depressão e o desânimo.  Segundo os especialistas, a solução para esses problemas é alterar a postura, manter a sua coluna ereta e os ombros alongados.

Essa mudança física, automaticamente, faz o pensamento da tristeza sumir, isso porque o corpo e a mente estão formando um só sistema.

Como usar a PNL no trabalho

mulher trabalhando

De forma geral as técnicas da PNL que são usadas no trabalho para melhorar o desempenho são: a associação e a dissociação.  Primeiramente a associação é uma técnica muito utilizada no trabalho quando estamos precisando nos concentrar melhor em alguma atividade, sem dispersar, para não prejudicar o resultado final.

Já a técnica dissociação é usada quando não se deve envolver de forma emocional em nenhuma situação. Por exemplo, um terapeuta que precisa todos os dias lidar com fortes emoções. Esse profissional, se não dissociar, ele vai chorar, se comover com a situação e isso pode atrapalhar o seu desempenho no trabalho.

Além dessas duas técnicas que são utilizadas no trabalho, existe outra que se chama o “circulo da excelência” que é um exercício que age diretamente no estado interior para favorecer o resultado desejado. Ele permite que as pessoas obtenham recursos ou sensação positivos de confiança do seu passado e voltem a experimentar novamente.

PNL e o mercado de trabalho

É importante que você aprenda como usar PNL no trabalho para aumentar o seu desempenho diante das atividades do dia a dia. Isso porque as empresas estão buscando cada vez mais profissionais capacitados e equilibrados para desempenhar funções importantes e estão apostando nas técnicas de PNL para criar equipes eficientes, seja através de cursos individuais ou treinamentos.

Além disso, os profissionais de qualquer área ou cargo podem investir nas técnicas de Programação Neurolinguística para desenvolver novas habilidades como foco em resultados, comunicação, autonomia, liderança, gerenciamento de conflitos e entre outras.

Conclusão

Você entendeu como usar a PNL no trabalho? Essas técnicas servem para você desempenhar o seu trabalho melhor mantendo o foco no resultado final, além de ajudar a desenvolver novas habilidades que serão úteis no seu trabalho.

No entanto, a Programação Neurolinguística não serve apenas para o trabalho, as suas técnicas também podem ser utilizadas no lado pessoal se ele não estiver em perfeitas condições.

Gostou do artigo? Conheça o site Crie seu destino.