Consumidor 4.0: Como lidar com esse novo perfil

Mudanças no perfil de consumo influencia diretamente no planejamento estratégico da empresa. Saiba como lidar com o perfil do consumidor 4.0.

O perfil dos consumidores brasileiros têm mudado bastante nos últimos anos, bem como a forma como eles buscam comprar seus produtos ou serviços.

Atrair e manter clientes neste novo cenário se torna mais do que um desafio, é uma batalha constante. Os empreendedores devem estar atentos e ir adaptando suas empresas e estratégias às exigências e novas necessidades dos clientes.

Para fazer isso é importante manter o planejamento estratégico do negócio sempre em mãos, para que você vá checando e conferindo se está no caminho certo e o que pode ser feito de acordo com as mudanças no cenário.

  • O que é um planejamento estratégico
  • Por que é importante ter um planejamento estratégico
  • Como a mudança no perfil de consumo interfere no planejamento da empresa

O que é um planejamento estratégico?

Antes de darmos o foco para as mudanças no perfil dos consumidores, queremos deixar claro questões sobre o planejamento estratégico. Pois, não são muitos empreendedores que tem consciência do quanto ele é essencial.

Ao pé da letra, esse planejamento é o responsável por traçar o caminho que a empresa irá seguir. Detalhar os recursos disponíveis, estudar a concorrência e antecipar tendências. É nele que também estará as ações que devem ser feitas para atingir os objetivos do negócio.

Basicamente, nele deve conter a missão, visão, objetivos, metas e planos de ação da empresa.

Por que é importante ter um planejamento estratégico?

É o planejamento estratégico que te dará segurança caso fatores externos comecem a influenciar seus negócios. Instabilidade na economia e na política, bem como os avanços tecnológicos podem mudar o cenário de um dia para o outro, por isso é bom estar sempre preparado.

E você pode se perguntar, mas se tudo pode mudar tão rápido por que se planejar? Acontece que é por meio do planejamento estratégico que sua empresa se torna menos suscetível e vulnerável aos movimentos do mercado.

Se você está completamente solto, qualquer movimento brusco do mercado pode te levar a uma direção que você não quer.

E se sua empresa é de pequeno porte, é extremamente importante se planejar estrategicamente. Pois mesmo com recursos e investimentos menores, o que torna a margem de erro menor, não quer dizer que a empresa não possa ser abalada.

Fazendo um planejamento estratégico você consegue aumentar a quantidade de recursos e ainda ter tempo disponível para criar estratégias de crescimento.

Como o perfil do consumidor 4.0 interfere no planejamento da empresa

E assim como a economia e a política afetam as empresas, mudanças no perfil dos consumidores e formas de consumir também influenciam as estratégias dos empreendedores.

Uma pesquisa recente feita pela The Future Laboratory, mostrou que os consumidores buscam nas empresas uma relação mais autêntica e um atendimento de qualidade. Além de apontar a importância dos negócios se fazerem presentes nas redes sociais.

Nesses ambientes você irá encontrar um perfil de cliente, talvez, completamente diferente do que está acostumado e deve aprender a lidar com ele da melhor forma. Se ele busca por agilidade, qualidade no atendimento, reputação da marca e procedência dos produtos, você deve pensar em estratégias para estabelecer uma relação de confiança.

Esses dois insights já são super importantes para que você repense o seu planejamento estratégico com relação à relacionamento e fidelização de clientes. E comece a considerar o marketing de conteúdo.

O marketing digital é fundamental nos dias de hoje e dentro dele você encontra estratégias com foco no consumidor. São formas de buscar clientes, educá-los e mantê-los fiéis ao seu negócio. E somente conhecendo e se aprofundando nesse tipo de estratégia você irá conseguir fazer com o que o seu negócio prospere mesmo em meio à mudanças.