Coronavírus: Como Enviar Dinheiro Para o Exterior?

Tem algum familiar ou amigo que está fora do país e que está precisando de ajuda financeira? Então veja neste artigo como enviar dinheiro para o exterior!

Devido a pandemia de coronavírus (COVID-19), inúmeras pessoas ao redor do mundo foram (ou estão sendo) afetadas de um jeito ou de outro.

E, como sabemos, nas últimas semanas fronteiras foram fechadas, diversos voos foram cancelados ou remarcados, entre outros diversos reflexos relacionados a viagens e turismo.

Nesse sentido, qual é a melhor maneira de enviar dinheiro para o exterior? Ou seja, de oferecer um suporte e ajudar um familiar ou amigo que está com dificuldades financeiras fora do Brasil?

Continue acompanhando o artigo e você descobrirá!

Como enviar dinheiro para o exterior

De início, é importante ressaltar que, caso você tenha o conhecimento de alguma pessoa que está em uma situação realmente crítica, sem dinheiro para comprar suprimentos ou mesmo pagar uma hospedagem, é importante que ela primeiro entre em contato com o consulado brasileiro ou a embaixada para informar sobre a real situação que está enfrentando.

Após isso, ai sim ela deve buscar o auxílio financeiro de familiares e amigos.

E para fazer esse tipo de transação, há os seguintes meios:

Moneygram

O Moneygram é um dos processos mais comuns para realizar esse tipo de operação e o melhor é que o beneficiário, ou seja, a pessoa que receberá o dinheiro, não pagará nenhuma taxa ao sacá-lo.

Nesse caso, os custos ficam em função de quem está realizando o depósito. E como funciona? Basicamente, essa pessoa precisa preencher uma ficha, na qual irá especificar o valor, o local e também o nome de quem receberá a quantia.

Além disso, em menos de 24 horas o dinheiro estará disponível para ser sacado. E onde ele pode ser retirado?

Em uma agência autorizada (há mais de 400 mil em todo o mundo), ou seja, o beneficiário nem precisa ter uma conta em banco para conseguir pegar o dinheiro.

E onde é feito este tipo de transação? Em uma casa de câmbios!

Vale postal eletrônico

O Vale postal eletrônico também é uma alternativa para enviar dinheiro para o exterior, em que os Correios realizam todo o processo. Dá para receber e enviar quantias para mais de 40 países.

Nesse caso, a transferência ocorre entre 5 e 15 dias úteis e o dinheiro pode ser retirado em uma das agências que são credenciadas lá do exterior.

Além disso, o preço de toda a operação não é elevado. É acrescentado 1,5% do valor da remessa, ou seja, da quantidade de dinheiro enviada.

Vale ressaltar que as operações desse tipo só podem envolver duas moedas: euro e dólar.

Transferência bancária por ordem de pagamento

Outra maneira de enviar dinheiro ao exterior é realizando uma transferência bancária por ordem de pagamento. Geralmente qualquer agência bancária faz esse tipo de operação.

E o que é preciso fazer? Basicamente, ir ou entrar em contato com a instituição financeira e realizar a solicitação de envio do dinheiro para a conta do beneficiário, fornecendo todos os dados necessários, por meio da chamada ordem de pagamento.

Nesse caso, diferentemente do Moneygram, a pessoa que receberá o dinheiro precisa ter uma conta bancária no país que está. E por isso há uma cobrança pelo serviço, tanto daqui, quanto de lá.