Dicas de como cuidar e afiar a sua faca de churrasco

Já foi-se o tempo em que aqueles que gostavam de fazer um churrasco com amigos e familiares, apenas compravam a carne, jogavam na grelha e esperavam ela ficar pronta. Nos dias de hoje, o churrasco está se tornando na verdade, uma arte e um prato gourmet. E por isso, trouxemos dicas de como cuidar e afiar a sua faca de churrasco.

Apesar de fazer uma boa diferença, você não precisa ser um churrasqueiro profissional para ter os melhores instrumentos. Basta que você saiba cuidar corretamente dos utensílios que você já tem.

Uma dica muito bacana para saber se a faca precisa ser afiada ou não, é pegar um fruto que seja mais mole, pode ser um tomate ou mesmo uma manga e cortar o alimento.

Se você conseguir perfurar facilmente, não precisa afiar. Agora, se mesmo com o seu peso, você não conseguir cortar com facilidade, talvez seja necessário afiar a sua faca.

Esse teste é importante pois assim, você evita de afiar a sua faca quando ela já está pronta para fazer bons cortes, o que pode, por vezes, prejudicar a qualidade da faca ao afiar em excesso.

A importância de cuidar da faca de churrasco

Existem diferentes modelos de facas e alguns podem ser utilizados de forma específica para cortes ou mesmo, diferentes tipos de carne, proporcionando uma experiência gastronômica incrível através do seu visual.

Seja um buffet a domicílio onde o cardápio principal pode ser o buffet de churrasco, o cuidado com a faca afiada poderá fazer toda a diferença, para você ter uma carne deliciosa em seu prato.

Esse cuidado é muito importante, pois com a faca já afiada é possível ter precisão no momento de realizar os cortes, garantindo ainda que a pegada seja mais firme e ajude na hora de cortar, para não deixar a carne picotada e, possivelmente, com o sabor alterado.

carne assada suculenta

Como afiar a faca de churrasco

Antes de saber como afiar a faca de churrasco, é preciso saber como lavar a faca, utilizando os produtos e itens mais indicados.

Quando for lavar a faca, evite utilizar a parte verde da esponja e procure utilizar o lado mais macio, para não prejudicar a afiação já existente da faca.

Para afiar a faca de modo correto, você pode seguir o passo a passo que vamos indicar abaixo:

  • Separe a faca e uma chaira, para iniciar essa atividade;
  • Utilizando um pano para forrar o local, faça movimentos de cima para baixo cerca de 15 a 20 vezes, para realizar a afiação.

Outra forma de afiar a faca de churrasco, é também utilizar uma pedra granulada e realizar o mesmo procedimento.

Além disso, existem outros cuidados que são de grande importância para manter a faca afiada sem prejudicar esse utensílio.

Um dos cuidados, especialmente quando a faca de churrasco está sendo utilizada, é sempre cortar a carne com o suporte de uma tábua. Não importa qual será o material utilizado, podendo ser madeira, vidro ou plástico, o importante mesmo é ter um suporte adequado para essa atividade.

Quando for guardar a faca, evite jogá-la diretamente na gaveta, pois essa atitude pode fazer com que a faca perca o fio existente devido ao atrito com os outros utensílios.

E pensando em facas na gaveta, você também pode utilizar uma capa segura e de algum material resistente. Além de conseguir fazer com que a faca fique afiada por mais tempo, evita que as pessoas se machuquem quando forem pegar algum item na gaveta e se deparar com uma faca recém-afiada.

Para os amantes de churrasco e que possuem mais de uma faca para essa finalidade, também podem optar por guardar a faca em um suporte próprio, ajudando a cuidar melhor e também, a evitar possíveis acidentes.

Clique aqui e veja mais dicas, técnicas e segredos para arrasar no churrasco em casa.