Dicas de empreendedorismo: Como fazer merchandising na sua loja?

Confira nossas dicas de empreendedorismo e saiba como essa estratégia pode atrair o seu cliente na hora em que ele bate o olho na sua vitrine. 

Para quem possui empreendimento de varejo de moda sabe que é essencial caprichar no visual da vitrine e manter a organização dentro da loja para atrair os clientes. E é por esse motivo que o visual merchandising é primordial para você.

Antigamente essa estratégia de venda era voltado apenas para chamar atenção nas vitrines, mas agora, tem o objetivo de proporcionar uma experiência única ao longo de toda a compra.

E para que você consiga criar essa experiência, precisa aguçar pelo menos quatro dos cinco sentidos da sua clientela, sendo capaz de criar toda uma atmosfera afetiva em torno da sua marca. Tudo isso é possível com ajuda de decoração, música, aroma, exposição de produtos e vitrines que chamem a atenção.

Assim mais pessoas vão entrar na sua loja, se sentir bem, permanecer por mais tempo, e consequentemente, comprar mais.

Confira nossas dicas de empreendedorismo para saber como você deve usar o visual merchandising dentro e fora da sua loja para comunicar e seduzir os seus clientes de forma precisa.

Visão: O sentido mais importante no merchandising

É por meio de cores, tamanhos e formas que você pode chamar a atenção dos seus clientes de forma positiva, tanto na vitrine, como dentro da sua loja. Por esse motivo, também é importante ter uma boa iluminação em toda a loja para destacar os produtos que você quer dar destaque.

Além disso, preste atenção nas cores que os seus concorrentes estão usando nas paredes das lojas, para que você possa inovar na identidade visual e o seu empreendimento se diferenciar dos demais.

Outra dica de empreendedorismo para atrair clientes desde a vitrine é sair da mesmice de usar confetes no carnaval e balões de coração no dia dos namorados. Uma alternativa é pesquisar por referências de vitrines as lojas gringas.

Por fim, deixar os preços visíveis, tanto na vitrine, como dentro da loja. E se forem peças de promoção, então, nem se fala. Nesses casos é aconselhável colocar os preços em tamanhos distintos e até mesmo com etiquetas em cores diferentes para chamar mais atenção.

Organização é importante para o merchandising

Outro ponto importante é manter a organização dentro da sua loja, assim, as pessoas vão se sentir mais atraídas para entrar e permanecer na sua loja. Colocar peças de maior valor ou que estão mais saindo debaixo dos spots de luz chamam a atenção do consumidor.

Outra coisa é alinhar os produtos de acordo com as cores, podendo ser das mesmas, ou até mesmo opostas, para realmente atrair o olhar do seu cliente. Também é legal colocar peças que se complementam juntas, é uma ótima estratégia de organização e também de venda.

Dicas de empreendedorismo: Como estimular o olfato, audição e tato na experiência de compra

Como o olfato é o sentido capaz de gerar lembranças, muitas lojas investem no desenvolvimento de aromas de ambiente. Quem não reconhece o cheirinho de longe da Farm ou da John John? Cada uma possui um aroma específico, como forma de promover a marca por meio do olfato.

Agora, a trilha sonora também é fator importante na experiência dos seus consumidores. De acordo com pesquisas, o compasso da música dita o ritmo de compra e o tempo de permanência dos seus clientes. Por esse motivo, você precisa saber o perfil músical do seu público para que sua loja possa proporcionar boas experiências.

Por fim, alguns consumidores precisam sentir a textura da peça antes de comprar. Então, favorecer esse tipo de estímulo na sua loja, pode reverter em vendas. Por esse motivo que o seu provador também deve ser um ambiente aconchegante e bem iluminado para que os seus clientes se sintam mais à vontade.

O paladar fica um pouco de fora, mas pode ser incluído no dia a dia da sua loja com bolinhos caseiros, café e água aromatizada, por exemplo. E no lançamento de novas coleções você também pode oferecer coquetel e convidar os seus clientes mais fiéis.

Dessa maneira, com pequenas ações, você consegue conquistar e fidelizar mais clientes usando o visual merchandising a seu favor. Esperamos que as nossas dicas de empreendedorismo tenham sido úteis para você aumentar as suas vendas.