Dicas para pagar menos comprando no cartão

Comprar é bom, nos realiza, e muitas vezes nos move. Mas é importante fazer um consumo consciente, pois perder o controle das finanças pessoais é desastroso, e muitas vezes irrecuperável. Trabalhar dentro do orçamento é fundamental, e um recurso como o cartão de crédito deve ser utilizado com sabedoria.

O bom é que dá para comprar mais barato no cartão na maioria das vezes. Sem falar na questão de segurança, movimentar sua conta sem envolver tanto dinheiro físico é uma baita facilidade.

Se está pensando em fazer umas comprinhas, vamos dar algumas dicas para que você use o seu cartão como meio de pagamento, e de quebra, ainda consiga um desconto extra.

Formas de economizar pagando no cartão

Vamos concentrar nossas dicas para falar de compras online, ou seja, somente em e-commerces. Muito do que vamos comentar será similar nas compras em lojas físicas, então fique ligado e descubra todas as formas de economizar.

Pagamento à vista no Cartão de Débito

Cartão de débito é dinheiro na mão. Você só pode usá-lo se tiver dinheiro na sua conta corrente. Comprando no débito é equivalente ao pagamento à vista, então é muito comum ter um desconto para pagamento nessa modalidade. Fique atento e aproveite essa economia se você tiver condições.

A dica aqui é ficar ligado na questão de limites de conta, que muitas vezes pode estar habilitado automaticamente, e suas compras serão aprovadas, gerando pagamento de altos juros para o banco.

Comprar em 1x no Cartão de Crédito

Muito usado e difundido atualmente, principalmente após a revolução das fintechs que oferecem cartões de crédito com anuidade grátis, o cartão de crédito é uma ferramenta incrível, para quem sabe usar.

Como você tem um limite aprovado, pode fazer compras até esse valor sem ter o dinheiro no momento da compra. É muito comum conseguir desconto para pagamento em 1 parcela, o que equivale praticamente a um pagamento à vista para o comerciante. Fique atento para não perder essa oportunidade.

A dica aqui é só comprar em parcela única se você vai ter o dinheiro no dia do vencimento da fatura. Não adianta economizar na compra e pagar juros por atraso de pagamento de fatura.

Cartão Fidelidade da loja

As maiores lojas possuem o seu próprio cartão de crédito, muitas vezes atrelados a planos de fidelidade. Nesses planos, você compra e geralmente acumula pontos ou algum outro tipo de benefício, que podem valer descontos, trocas por prêmios e muito mais. As grandes varejistas possuem financeiras próprias ou bancos parceiros que emitem o cartão, que muitas vezes pode ser usado inclusive em outros estabelecimentos comerciais.

Mas a maior vantagem é comprar na própria loja que oferece o cartão, pois de praxe, você ganha descontos maiores que os “clientes normais” em todas as suas compras. O percentual de desconto varia muito, então é importante sempre conferir antes de fechar a compra. Outro ponto interessante é a possibilidade de parcelamento estendido das suas compras, podendo chegar a até 20 parcelas, sem juros.

A dica aqui é ficar atento pois que nem sempre esse tipo de cartão tem anuidade zero. Muitas vezes existem cobranças, taxas, até mesmo contratação automática de seguros e etc. Por isso é importante ler o contrato de adesão e tirar todas as dúvidas antes de pedir o seu cartão fidelidade.

Bônus: Economize com Cupons de Desconto

Seja para pagar no cartão de débito, crédito, transferência bancária ou boleto, existe uma maneira incrível de conseguir descontos extras em diversas compras online. Essa revolução vem acontecendo a algum tempo, e se você ainda não utiliza, está perdendo dinheiro!

Estamos falando dos cupons de desconto. Eles se tornaram uma febre mundial, e no Brasil já está fazendo sucesso a alguns anos, contando com uma alta adesão dos e-commerces. Hoje você consegue um código promocional para praticamente tudo.

Com o código do cupom, você aplica antes de finalizar o pedido, e o preço da sua compra é recalculado, conforme as regras e instruções de uso do voucher. Assim, você economiza nos produtos, ou até mesmo no frete. Sem falar que existem cupons que valem brindes, amostras e etc, o que não deixa de ser uma boa vantagem.

Se você não tem um cupom disponível no momento da sua compra, portais especializados podem te ajudar nessa missão, e o melhor, gratuitamente. Conheça por exemplo, o Agora Cupom e confira todas as oportunidades de economizar mais em centenas de lojas virtuais.