Entenda a diferença entre planos de saúde: apartamento x enfermaria

Se você está em processo de escolha de um plano de saúde, provavelmente o corretor de seguros já te perguntou o qual seria o melhor tipo de acomodação para suas necessidades. Apesar de parecer um ponto boba e sem importância a ser levantado, a sua escolha fará enorme diferença, principalmente, caso fique internado.

Conheça agora as principais diferenças entre enfermaria e apartamento e escolha o melhor plano de saúde em Santos.

Apartamento x Enfermaria: qual é a melhor opção?

Para que você faça a melhor escolha quanto ao tipo de acomodação do seu plano de saúde, é fundamental que analise as principais diferenças. Saiba quais são:

Privacidade para o paciente

Na enfermaria, o quarto é dividido com mais uma ou duas pessoas. Isso significa que terá gente desconhecida (parentes do enfermo) entrando e saindo do quarto. Enquanto isso, no apartamento, haverá mais privacidade, pois é um quarto privativo.

Conforto para o paciente e para o acompanhante

Nesse ponto, o apartamento leva mais uma vantagem. Na enfermaria, os quartos não costumam ter ar-condicionado e os acompanhantes precisam dormir em cadeiras. No apartamento, o ambiente é climatizado e há uma cama ou poltrona inclinável para aqueles que vão passar a noite.

Há a questão do banheiro também. Independente do tipo de acomodação, só existe um banheiro por quarto. A diferença é que na acomodação coletiva será necessário dividir não só com o “colega de quarto”, como também com as visitas.

Flexibilidade com visitas

Os apartamentos permitem mais de um visitante por vez. Enquanto na enfermaria, quando liberam acompanhante, é preciso fazer revezamento.

Valores são fatores decisivos para muitas escolhas

O valor do plano de saúde com o apartamento como acomodação é maior do que o com enfermaria. Entretanto, apesar de ser um fator decisivo para muitas escolhas, não deveria, principalmente se há a existência de alguma doença que ofereça grandes chances de internação.

Se você é uma pessoa mais reservada e que opta por conforto, pode valer a pena pagar um pouco a mais.

Afinal, como escolher?

Se mesmo apresentando todas as diferenças, você ainda está em dúvida, vamos te dar mais algumas dicas de como fazer a escolha.

  • Pesquise sobre acomodações nos hospitais credenciados – apesar de parecer muito melhor ficar em hospital, a enfermaria, por conta da modernização da medicina, está bastante confortável. Restrição de número de pessoas por quarto e limpeza ajudam a evitar infecções hospitalares.
  • Peça feebacks – procure pessoas próximas que tenham plano com enfermaria e que tenham plano com apartamento. Esclareça todas as dúvidas quanto ao tipo de acomodação e decidida o que é mais vantajoso.

Depois de escolhido, é possível mudar?

Se você escolheu uma acomodação e em seguida, se arrependeu, saiba que é possível sim realizar a mudança. Porém há reajuste na mensalidade.

Caso você fique internado e queira por fazer um “upgrade”, basta informar a um enfermeiro de plantão sobre o desejo. Depois de verificar disponibilidade de quartos, entrar em contato com a operadora e resolver todas as burocracias administrativas, você será transferido.

Escolha o melhor plano de saúde

Agora que você já sabe o que responder quando te perguntarem que tipo de acomodação deseja, não perca mais tempo e faça adesão a um plano de saúde. Para fazer a melhor escolha, recomendamos que recorra a uma corretora e esclareça as principais dúvidas com os especialistas.

Além disso, é importante examinar o contrato para entender todas as vantagens, cobertura e carência. Nunca assine um documento com dúvidas, afinal, isso poderá custar muito caro mais para frente.

E você já sabe, né? Com saúde não se brinca.

>> Leia Também: Remédio para emagrecer natural realmente funciona? Entenda