Gestão de Oficinas Mecânicas: 7 dicas essenciais para se organizar

Conheça algumas dicas super interessantes para manter sua oficina mecânica organizada e bem administrada

Para os empreendedores que estão em busca de mais clientes ou ainda, para fidelizar os atuais em sua oficina auto center, existem algumas atitudes que podem ajudar nesse processo e como os clientes estão cada vez mais exigentes, manter a organização da oficina é um quesito essencial.

Se deseja saber como manter o seu estabelecimento em ordem, confira nesse artigo quais são as 7 dicas para manter a sua oficina mecânica organizada.

Como manter uma oficina mecânica organizada

Devido à correria do dia a dia, especialmente pela alta quantidade de clientes ao longo do dia, por vezes é inviável separar um tempo apenas para organizar as ferramentas.

Mas, para a boa aparência do ambiente e ainda, a fidelização de clientes, esse é um item muito importante, por mais simples que pareça ser em um primeiro momento.

Para te ajudar, vamos dar algumas dicas de como você pode manter a sua oficina mecânica sempre organizada e assim, conseguir até mesmo aumentar a produtividade dos seus funcionários.

Ferramentas organizadas otimizam o tempo

O primeiro passo para ter um ambiente agradável e atrativo para conseguir realizar bem o seu trabalho, é a organização.

Você pode separar cada ferramenta de acordo com a área de serviço, em setores específicos ou até mesmo, verificando qual será o próximo trabalho a ser realizado para deixar as ferramentas próximas e assim, evitar precisar parar um trabalho para ter que procurar uma ferramenta ou outra.

Para essa atividade, o mais indicado é ter um canto exclusivo para armazenar corretamente as ferramentas.

Determine as áreas para o serviço em sua oficina

Assim como as ferramentas que devem estar cada uma em seu lugar, o serviço também deverá ter um espaço exclusivo para ser realizado.

Cada serviço deverá ter um ambiente exclusivo, se assim for possível de acordo com a disponibilidade de espaço em sua oficina. Esse item é importante, pensando até mesmo na preservação do espaço e ainda, do ambiente deixando que os carros fiquem longe de um serviço que pode por vezes, prejudicar um ou outro carro que estiver próximo.

Se precisar de um exemplo de uma oficina Auto Center de qualidade e que se posiciona muito bem no mercado, conheça a BS Auto Center. Atuam há muitos anos no mercado, sempre inovando.

A limpeza deve ser realizada após cada serviço

Sabemos bem que, devido inclusive aos produtos que são utilizados para a realização de um determinado serviço, é muito comum que o  ambiente de uma oficina mecânica permaneça sujo a maior parte do tempo.

Isso pode, por vezes, interferir até mesmo na boa apresentação de sua oficina, impactando na visão dos seus clientes e possíveis negócios.

Pensando nisso, é indicado solicitar a limpeza no local após a realização de cada serviço, conseguindo proporcionar um ambiente mais profissional e uma experiência mais atraente para os seus clientes.

Organize a oficina por completo

Saiba que não apenas as áreas onde serão realizados os serviços precisam ser bem organizados e limpos, mas também, a área administrativa e onde o cliente irá realizar o pagamento, por exemplo, da mesma forma devem estar bem organizados.

Isso ajuda a passar uma boa imagem para o seu cliente e até mesmo, para entender que ele pode sim confiar em você e na credibilidade da sua empresa.

Etiquetas nas ferramentas e objetos necessários

Dependendo da quantidade de funcionários em seu estabelecimento e ainda, o tamanho do mesmo, por vezes é possível ter mais de uma ferramenta e principalmente, vários funcionários trabalhando ao mesmo tempo.

Em casos como esse, é indicado que sejam colocadas etiquetas em ferramentas e dessa forma, será possível manter a boa organização do local.

Áreas de inspeção

Para manter a organização e limpeza, tanto do ambiente como das próprias ferramentas, é indicado que seja separada uma área de inspeção em sua oficina, dessa forma você consegue deixar um espaço único para a limpeza e cuidado das ferramentas.

O mais indicado é que essa atividade não seja realizada junto de outras áreas, onde são realizados os serviços da oficina.

Seguindo essas dicas para manter a organização e a ordem em sua oficina, além de conseguir oferecer uma maior produtividade para os seus funcionários, você ainda irá proporcionar uma excelente experiência para o seu cliente em um ambiente limpo e organizado, indicando que a sua empresa é altamente confiável e realiza um serviço de qualidade.