Melhores dicas para comprar um carro usado

Devido alguns problemas financeiros, as pessoas tendem a comprar um veículo usado ao invés de recorrer a uma concessionária de carros novos, mas adquirir um veículo de segunda mão não é tão ruim quanto parece ser. Desde que você saiba escolher o veículo corretamente na hora da compra para não ter problemas no futuro, esta opção pode ser muito vantajosa.

Então, para você saber como fazer isso, selecionamos as melhores dicas para comprar um carro usado em perfeitas condições.

Não tenha pressa para comprar um carro

Ter pressa pode ser um grande erro na hora de adquirir um veículo, então a última coisa que você precisa ter é pressa. Faça pesquisas com calma, não se deixe levar pela conversa dos vendedores e muito menos, demonstre a necessidade de ter um carro naquele momento. Esse passo faz com que você faça um bom negócio sem se arrepender depois.

Observe o histórico da marca

Para quem procura um veículo para fazer passeios com a família, por exemplo, sem a intenção de revender o veículo a médio ou longo prazo, é muito importante observar o histórico da marca. É necessário que você pesquise bem antes de comprar, pois por mais que você não queira revender o seu carro logo de início, ele pode desvalorizar bastante em um curto espaço de tempo. Exemplo, os carros que saem de linha acabam tendo um custo de manutenção alto pela dificuldade de encontrar peças para fazer a manutenção na oficina mecânica, e assim por diante.

Dê preferência aos carros mais desejados

É importante observar, na hora que você pensar em adquirir um carro usado, que ele tenha pouca desvalorização no mercado, assim você terá uma grande vantagem na hora que pensar em vendê-lo, pois um carro mais visado no mercado acaba se mantendo com o preço de tabela mais estável e atrativo.

Antes de comprar faça um teste

Se você está negociando um veículo já usado, é importante fazer um test drive antes de adquirir o carro, assim você terá uma visão geral do automóvel quanto a dirigibilidade, conforto, se o carro faz barulhos ao andar, etc.

Observe a quilometragem

Esteja atento em relação à quilometragem do veículo que você irá comprar. Veículos com uma rodagem baixa costumam ser mais valorizados, além de ter uma baixa rodagem também apresentam um melhor estado de conservação, tendo assim consequentemente, pouca necessidade de manutenção.

Leve um mecânico com você

É essencial que você leve um mecânico para verificar o veículo antes de comprar, que entenda profundamente de motor, pneus, ar condicionado, direção e entre outros acessórios que complementam o carro. Procure uma oficina mecânica de confiança para avaliar o estado do carro que você quer adquirir.

Observe se o veículo não foi batido

Carros que já foram batidos costumam ter uma certa desvalorização no mercado. Observe bem o carro, diferenças de pinturas podem denunciar algo errado, adulterações no motor, etc, preste bastante atenção nestes detalhes.

Analise o estado de conservação do veículo

Observe se existem pontos de ferrugem no carro, veja se não tem vazamentos de óleo debaixo do motor, verifique se tem extintor, triângulo de segurança, macaco, chave de rodas e também escapamento em ótimo estado de conservação. Faça testes de suspensão em terrenos irregulares, observe os desgastes de pneus, ruídos metálicos.

Se ainda tiver alguma dúvida, não deixe de levar o veículo para uma revisão de carro na mecânica Sofiste, em Curitiba.

Gostou deste artigo? Adquirir um carro usado é uma boa opção para as pessoas que não querem fazer um financiamento de um automóvel zero km.  O veículo usado, desde que esteja com a devida manutenção em dia e em bom estado de conservação, é sempre mais vantajoso, porque acaba se desvalorizando menos e precisa de menor investimento com revisões e instalação de itens opcionais, etc.

No entanto, para que você não escolha o carro errado, siga as dicas acima e aproveite todos os benefícios que um automóvel pode lhe proporcionar.