O perigo das enchentes: saiba quais doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada

Todos os dias ouvimos falar sobre a importância de manter as ruas da cidade bem limpa, não jogar lixo nos bueiros, rios e córregos para assim, tentar evitar as enchentes que podem trazer muitos perigos para a vida de centenas de milhares de pessoas.

Quando acontecem fortes chuvas por não ter o correto escoamento de água, é comum que a água se acumule nas ruas até o ponto que chega a invadir até mesmo as casas, danificando móveis, eletrodomésticos e o pior, transmitindo doenças para os moradores.

Hoje vamos falar um pouco sobre as doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada e essa água, que na verdade vem das enchentes pode afetar seriamente a vida de muitos.

Doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada

Não apenas pelo esgoto e contato com os ratos, mas também contato com outros materiais e até mesmo, microorganismos que acabam contaminando a água ocasionando assim, diferentes doenças.

Abaixo listamos algumas das principais doenças que podem ter a sua causa principal, na água contaminada.

Hepatite A

Uma doença do fígado que é altamente contagiosa em que um quadro da doença, pode começar como algo leve e a partir disso, se desenvolver para um quadro de grau elevado o que poderá levar a pessoa à morte.

Os principais sintomas dessa doença são a urina escura, fezes claras, amarelamento da pele, febre, calafrios, sensação de fraqueza e perda de apetite.

Cólera

Infecção causada pela bactéria Vibrio Cholerae possui como principal característica, uma forte diarreia aquosa que pode levar à desidratação e maior complicação do quadro da doença.

A doença pode contaminar uma pessoa seja pela água ou também, por alimentos contaminados, uma vez que a bactéria é ingerida se instala no intestino e a partir disso começam os sintomas da doença.

Leptospirose

Falar em doenças causadas pela água de enchentes em muitos casos, é sinônimo de falar também sobre a leptospirose.

Essa é uma das doenças mais perigosas que estão relacionadas com a chuva especialmente, elos seus sintomas que são a febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de apetite, vômito, diarreia e calafrios.

A leptospirose é na verdade uma doença causada por uma bactéria que está presente na urina dos ratos, que vivem nos esgotos além de outros animais como pombos e também, em baratas.

Uma vez que essa bactéria entra em contato com a pele, esse cenário pode acontecer através do contato com a água contaminada assim como através da pele ferida, mucosa, olhos e nariz.

Confira alguns cuidados que podem ser obtidos para evitar a contaminação e desenvolvimento da doença

Tanto antes dos períodos de chuva como após as enchentes, é preciso ter um grande cuidado, para evitar que aconteça o contato com essas bactérias após a contaminação até mesmos da casa que foi invadida pela chuva.

Existem alguns cuidados que também podem ser realizados antes dessas situações, principalmente quando se aproximam os períodos em que já sabemos que terá maior incidência de chuva.

Um dos principais cuidados é utilizar botas de cano alto e que o solado também seja mais grosso e emborrachado, para evitar assim o contato com a água que está imprópria para uso e contato.

Luvas firmas e mais rígidas também deverão ser utilizadas para a limpeza de ambientes sem que aconteça o contato com a água que a partir disso, pode transmitir bactérias causadoras de doenças.

Inclusive em áreas que acabam ficando muito próximas às redes de esgoto, é preciso ter um cuidado muito maior sendo com enchentes ou não, para que as pessoas não acabem sendo contaminadas com essas bactérias.

Dicas do site: https://www.desentupidoragiracano.com.br/