Perguntas e respostas sobre gravidez para mães de primeira viagem

Você sabe quais as principais perguntas e respostas sobre a gravidez para mães de primeira viagem? Confira tudo o que precisa saber, aqui neste artigo!

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher, um período cheio de mudanças, notícias e alegrias, mas também de medos e inseguranças. Há tantas coisas novas que cercam o dia a dia de uma mulher grávida que a faz duvidar de sua saúde constantemente.

No entanto, essa linda fase tem desses mistérios e é super normal se sentir insegura, o que precisa ser feito é conversas com seu médico, ter os amigos por perto e contar com o apoio das pessoas que ama para passar por isso com muita alegria e saúde. Além disso, saber quais as respostas para suas principais dúvidas de gestante, ajuda muito.

Como sabemos que nem tudo são momentos bonitos, ensaio gestante, chá de bebê e demais momentos que deixa a gravidez ainda mais especial, selecionamos algumas das perguntas com respostas mais pesquisadas pelas mamães de primeira viagem.

Confiram quais as perguntas e respostas sobre gravidez para mães de primeira viagem, a seguir:

Perguntas e respostas para mães de primeira viagem

1- Após conferir o resultado positivo no teste de gravidez, quando devo marcar a primeira consulta pré-natal?

Você deve marcar uma consulta com seu ginecologista a partir do momento em que tiver um resultado positivo no teste em casa. Na consulta, serão solicitados alguns exames de rotina e início do acompanhamento gestacional.

2- Como contar o período gestacional?

O período gestacional é contado a partir do último dia da última menstruação registrada até o dia atual. 

3- Quando o bebê começa a mexer na barriga?

Os movimentos do bebê acontecem entre as 18 e 20 semanas de gravidez, ou seja, entre 4 ou 5 meses. Primeiro, há um formigamento e aos poucos você poderá sentir ele mexendo e até perceber com um toque de suas mãos.  

4- Como sei se há algo de errado na gravidez?

Se você tiver sangramento intenso, febre acima de 38º ou dor abdominal intensa, consulte o departamento de emergência de um hospital mais próximo. De qualquer forma, é normal haver um pequeno sangramento durante as primeiras semanas devido a fixação do embrião no óvulo.

5- O que não posso comer durante a gravidez?

É conveniente evitar alimentos crus ou mal cozidos, você também terá que ter muito mais higiene com os alimentos. Você deve ter uma dieta equilibrada com vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Evite alimentos açucarados, industrializados, frituras, etc.

6- Como saber que estou em trabalho de parto?

O principal sintoma do trabalho de parto são as contrações. É uma dor abdominal ou lombar que aumenta em intensidade e frequência. A perda do tampão de muco também pode ser indicativa de que o trabalho de parto está se aproximando, bem como a ruptura do saco amniótico.

7- Posso viajar durante a gravidez?

Se a sua gravidez não é arriscada, não há problema em viajar de avião, carro, barco ou trem, até os primeiros 7 meses de gestação.

8- Pode praticar esportes durante a gravidez?

Não apenas você pode, como deve fazer exercícios físicos durante este período, no entanto, a pratica deve ser moderada. Você deve deixar para outro momento de sua vida um exercício físico muito forte ou que envolva um certo risco. Consulte o seu médico.

9- Posso fazer sexo na gravidez?

É seguro fazer sexo com seu parceiro durante a gravidez, desde que a gravidez não seja arriscada e não haja contraindicação médica. Além disso, o sexo é benéfico para ajudar no momento do parto.

10- Sinto-me emocionalmente instável, é normal?

É normal ter mudanças de humor, angústia ou momentos de tristeza seguidos por outros de alegria. Os hormônios durante a gravidez, juntamente com as preocupações, nos levam a sentir nossas emoções na superfície da pele, como se fosse um turbilhão.

Essas são algumas das perguntas e respostas mais frequentes durante a gestação, qualquer dúvida além do que foi informado, consulte o seu médico.