Qual é a importância das vitaminas para a saúde do corpo humano

Desde quando somos crianças, escutamos falar sobre a importância de consumir vitaminas nos diferentes tipos de alimentos, não é mesmo? Mas para você entender melhor, vamos falar hoje sobre a importância das vitaminas para a saúde do corpo humano.

O nosso organismo não consegue simplesmente produzir as vitaminas e por isso, é de grande importância ter uma alimentação que seja balanceada, saudável e assim consiga proporcionar diferentes vitaminas para o bom funcionamento do organismo.

Vamos conhecer algumas vitaminas e entender o porquê de ser tão importante para o organismo.

Vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo

O primeiro ponto que deve ser entendido é que as vitaminas são exclusivamente indispensáveis para o bom funcionamento do organismo humano e, portanto, possuem tamanha importância em nossa vida.

As vitaminas são necessárias até mesmo em diferentes processos como, por exemplo, na digestão e outras funções corporais.

Elas devem ser ingeridas através dos alimentos que são ricos em determinadas vitaminas, de modo que possa trazer mais saúde para a vida de quem consume esses alimentos.

As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos:

  • Lipossolúveis que são as vitaminas A,D,E e K.

Essas vitaminas podem ser encontradas em alimentos como, por exemplo, queimo, gorduras do leite, gema de ovo e também no fígado.  

  • Hidrossolúveis vitaminas H,C e do complexo B.

Já neste caso as hidrossolúveis podem ser encontradas nos vegetais e também em alimentos animais.

É preciso que as vitaminas desse segundo grupo sejam consumidas em maior quantidade, para permanecerem no organismo. Isso se deve ao fato de que as hidrossolúveis são eliminadas pela urina diariamente.

Em alguns alimentos é possível encontrar mais de uma vitamina na composição, o que é ótimo para quem irá consumir, pois terá em seu organismo uma combinação excelente de vitaminas.

Cada uma das vitaminas existentes, podem trazer benefícios específicos de acordo com o seu funcionamento e reação do organismo.

Os alimentos que contém a vitamina A, por exemplo, são excelentes para auxiliar na melhora a visão, auxílio no crescimento, formação dos dentes e também na formação de colágeno.

Conheça os benefícios de ingerir a quantidade correta de vitaminas

Os principais benefícios do consumo correto das vitaminas, são:

  • Melhora da aparência da pele e mucosas;
  • Melhora o sistema nervoso;
  • Energia ao organismo;
  • Oxigenação celular;
  • Proporciona cura e rejuvenescimento;
  • Beleza da pele;
  • Possui ação desintoxicante;
  • Combate ao stresse;
  • Auxilia a evitar e curar infecções.

Esses são apenas alguns dos benefícios de consumir as vitaminas, o que nos ajuda a entender qual é a importância das vitaminas para a saúde do corpo humano, uma vez que cada vitamina ou mesmo conjunto de vitaminas, poderá atuar de modo diferenciado em várias partes do organismo, podendo trazer mais saúde e vitalidade.

Mas saiba que de nada adianta você realizar uma excelente compra no mercado, com os principais e mais ricos alimentos, se não tiver os cuidados mais importantes.

O primeiro cuidado é com o próprio alimento, é preciso adquirir produtos de forma adequada. É importante dedicar especial atenção a este ponto, uma vez que os alimentos que são processados podem conter pouca ou quase nenhuma vitamina, devido ao seu processo de fabricação.

Depois é preciso realizar o preparo dos alimentos de modo adequado. Dependendo do alimento que você deseje consumir, se deixar muito tempo na água fervente, por exemplo, pode acontecer de o alimento perder as suas propriedades e principalmente, as vitaminas.

Para que você consiga ter uma alimentação saudável e que traga as vitaminas, minerais e até mesmo proteínas que são necessárias para um excelente funcionamento do organismo, é necessário consumir alimentos que sejam naturais e variados, uma vez que não é apenas em um único alimento que você vai conseguir encontrar todas as vitaminas existentes.

Fonte: Skin Beauty Florianópolis