SEO: conheça as estratégias por trás dos mecanismos de busca para ranquear melhor

A evolução da tecnologia é cada vez mais veloz, já que a internet está presente na vida da grande maioria das pessoas, e a todo momento criam-se novas necessidades e soluções nesse sentido. Por isso, muito mais que o desenvolvimento de dispositivos fáceis de usar, há a preocupação com outras áreas do mundo digital tão presentes quanto essa. Quando resolvemos, por exemplo, divulgar ou vender um produto ou serviço na internet, um conjunto de estratégias de marketing digital é responsável por torná-lo atrativo e visível em meio a tantos concorrentes para qualquer pessoa que pretende buscá-lo.

Para isso, é aí que entra uma sigla muito recorrente nesse meio, o SEO, ou Otimização de Mecanismos de Busca (do inglês Search Engine Optimization), que é o conjunto de técnicas que formam a estratégia para ranquear melhor um site em mecanismos de busca, principalmente o Google. Isso porque o Google realiza a leitura periódica dos sites por meio de robôs, e as técnicas de SEO apresentam o seu site a esses robôs para que ele apareça nas pesquisas. Também por isso, o SEO é uma das ações de marketing que é aplicada e aprimorada de tempos em tempos.

Assim, quanto melhor é o SEO, maior é a chance do seu site aparecer no topo das pesquisas do Google. E esse conjunto de técnicas consiste basicamente em otimizar. A otimização de sites é um ponto importante do SEO, pois é por meio dessa técnica que o site melhora seus resultados de buscas orgânicas. Para isso, é preciso focar em uma boa experiência de leitura para o usuário levando em consideração as palavras-chave mais relevantes (ou seja, os termos mais buscados pelas pessoas), além da criação de URL’s personalizadas.

Fatores de Ranqueamento – On Page

Existem vários fatores de ranqueamento que impactam nos resultados mostrados nas páginas de pesquisa. Os fatores on page, que são aqueles trabalhados dentro do próprio site, são um ótimo caminho para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca. Alguns dos fatores on page são fundamentais, como por exemplo:

  • Conteúdo: Um conteúdo de alta qualidade, que seja completo para que esclareça as dúvidas do leitor, e que tenha tamanho otimizado é mais bem colocado no ranking do Google, Bing, Yahoo, entre outros. Além disso, é preciso que o texto esteja voltado para o público-alvo correto e esteja adequado à etapa de funil.
  • Tempo de permanência na página: Quando um usuário passa um bom tempo em uma ou mais páginas do seu site, isso mostra para o Google que o conteúdo apresentado por você é de qualidade. Ou seja, quando uma pessoa entra em seu site e o abandona imediatamente, o Google interpreta que aquele conteúdo não agrada ao público. Para que seu conteúdo seja mais atrativo, vale a pena desenvolver uma boa introdução, use frases de conexão entre os conteúdos e apresente títulos internos claros.
  • SEO Titles: Nas páginas de busca, o SEO Title é aquele que aparece com a função de levar o usuário ao seu conteúdo, e ali é efetuada a medição da taxa de cliques. Para isso, deve ser objetivo, se adequar à página de busca e a palavra-chave deve estar a esquerda.
  • Títulos: Ao acessar seu conteúdo, os títulos internos do seu site devem despertar o interesse do usuário a ler e explorar ainda mais. Para que ele seja atrativo, deve haver a promessa de que, ao terminar de ler aquele conteúdo, o leitor terá a solução para aquilo que ele realmente busca. Além disso, é preciso que os títulos contenham a palavra-chave. 
  • Heading Tags: É uma espécie de divisão dos conteúdos em hierarquias para separar e segmentar cada conteúdo existente na página. Dessa forma, seu site estará mostrando aos robôs as informações mais importantes do seu texto, torna o texto escaneável e define os principais temas.
  • URL’s: Como você viu, URL’s claras e amigáveis também são um fator importante para ranqueamento. Isso significa que o endereço da página da web também deve ser fácil para os leitores, que poderão clicar e direcionar para a página correspondente. Essa URL deve conter palavra-chave, curta e facilmente interpretável, relacionada ao título do post e conter hífens para separar as palavras, já que o Google não lê espaços.

Fatores de Ranqueamento – Off Page

Além dos fatores dentro da página do site, há fatores externos que contribuem de forma indireta para demonstrar a autoridade do seu site. Algumas das estratégias off page são:

  • Backlink: Para os sites de busca como o Google, Bing e Yahoo, quanto mais sites externos estão falando do seu site, mais relevante ele é, mais autoridade ele tem no assunto. Para isso, existem os backlinks, que são os links externos, ou seja, links do seu site em outros locais.
  • Link Building: Outra das estratégias de SEO off page é o link building, que é a indicação do seu link em outros sites. Receber referências de sites com grande relevância, mas também é muito positivo ser linkado por sites de menor expressão. O mais importante é que esses sites tenham relação com o tema do qual você é especialista.
  • Social: Quando as pessoas se envolvem com o seu conteúdo e comentam, compartilham, mencionam e se engajam nas redes sociais, isso interfere no ranqueamento nos sites de busca, ajudando a melhorá-lo.

Aqui, estamos falando alguns conceitos básicos do SEO, uma das muitas estratégias de marketing digital que ajudam a impulsionar seu site. Se você deseja implementar o SEO em seu site, você pode contratar uma agência de marketing digital para identificar os pontos de melhora ou um profissional para a consultoria de SEO particular. O mais importante é que, agora que você já sabe um pouco sobre o que é SEO e a importância dele para o seu site, fica mais fácil encontrar os caminhos para melhorar o ranqueamento no Google.

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