Como criar identidade da marca?

Para ter sucesso e ter sua marca reconhecida no mercado precisa focar na estratégia de identidade. Separamos as melhores dicas para você que quer abrir MEI se destacar dos demais concorrentes!

Um dos desafios para quem quer abrir MEI é pensar estrategicamente na identidade da marca. A representação gráfica é importante, mas também é preciso pensar na essência do negócio e conseguir remeter algum tipo de experiência boa para o consumidor.

Para ter o sucesso de uma marca reconhecida e bem posicionada no mercado, é preciso pensar no branding de curto, médio e longo prazo, pensando sempre na cultura e nos valores da sua empresa. Isso tudo porque uma marca se expressa por meio do produto ou serviço oferecido, a cultura da organização e responsabilidade social.

E se você está pensando em abrir MEI precisa ficar atento na criação da identidade da sua marca, para que as pessoas criem laços emocionais com sua empresa e irem muito além da compra.

Para te ajudar a pensar estrategicamente na sua marca e na identidade dela, separamos alguns tópicos para você se destacar no mercado:

  • Importância de pensar na identidade da sua marca
  • O que compõe a identidade de uma marca?
  • Como criar do zero e de forma fácil uma marca?
pessoas no trabalho

Importância de pensar na identidade da sua marca

Para quem quer abrir MEI, precisa se destacar dos demais concorrentes. E conseguir distinguir seus produtos ou serviços daquelas que já existem no mercado é uma tarefa um tanto quanto difícil, mas não impossível. O segredo é ter uma linguagem visual forte, para que a sua marca seja reconhecida.

Conseguir consolidar a identidade da sua marca pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, além do reconhecimento, você consegue gerar valor e respeito, melhorando o seu relacionamento com seus clientes, bem como seus fornecedores e parceiros.

O que compõe a identidade de uma marca?

A identidade visual de uma marca começa pela logotipo. Mas antes de pensar no design, você precisa definir as qualidades da sua empresa e dentre elas, o que você gostaria de evidenciar na sua identidade visual, seja por meio das cores, fontes ou desenho.

Assim, fica muito mais fácil de você pensar no nome ideal do seu negócio, esquematizar as cores certas e chamar a atenção no desenho gráfico ou na fonte que você irá criar na sua logo.

Nome e slogan da empresa

Lembre-se que aqui é a parte mais importante de todo o processo, onde deve conter as informações essenciais do seu negócio. Para isso, você precisa ter criatividade e bastante paciência. Peça ajuda de profissionais e amigos de confiança para conseguir criar a identidade certa.

Escolha da fonte

É sempre bom lembrar que você quer fazer a sua própria história, então, nada de pegar fontes de outra marca. A identidade visual da sua empresa depende muito de uma fonte bacana, por isso, crie do zero ou busque modelos novos em agências e sites específicos para isso.

Também é importante lembrar que a fonte deve ser legível em qualquer tamanho. A dica aqui é, antes mesmo de definir definitivamente, teste a fonte em diversos tamanhos, tanto pequenos, quanto grandes.

Esquema de cores

Pensar na sua paleta de cores é extremamente importante, porque ajuda a desenvolver a identidade da sua marca, bem como o reconhecimento dela no mercado. O esquema de cores de uma logotipo pode ser tom único ou variada.

A de tom único, você consegue elencar uma cor principal, o que ajuda a tornar a identificação muito mais forte do que a de tom variado. Mas, se você quer trabalhar com mais possibilidades, com dois ou três tons variantes, você consegue ter diversas combinações no final para trabalhar em conjunto.

Formas, mascotes e desenhos

Ou melhor dizendo, o seu logotipo – imagem visual da sua marca. Como é o elemento mais chamativo, por conter mais informação, precisa trazer toda a personalidade do seu negócio de forma facilmente identificável.

Usar formas arredondadas remete ao universo feminino e acolhimento. Já as formas angulares tem uma postura mais masculina e passam a informação de um universo mais dinâmico, antagônico, rápido e arrojado.

Se você pensa em criar um mascote ou desenho para a sua logo, tenha em mente que quanto mais simples melhor. O sucesso das logotipos está no modelo que é reproduzido e identificado com mais facilidade em todas as situações.

Como criar do zero e de forma fácil uma marca?

Atualmente, não é muito caro criar uma marca. Entre em contato com designers ou gráficas da sua cidade para pedir orçamento e lembre-se de pedir alguns modelos que eles já fizeram, para você ter o exemplo do trabalho que será realizado.

Mas, se você já tem uma ideia pronta e quer ver se o visual vai ficar bom, alguns sites disponibilizam gratuitamente ferramentas para você criar do zero a sua logo. Dentre eles estão Canva, Free Logo Design e Shopify.

Faça o teste e divirta-se! Para construir o seu negócio e finalmente abrir MEI você precisa estabelecer o objetivo da sua empresa, o que ela vai oferecer, quem vai atender e onde pretende chegar. E tudo isso deve estar evidente na identidade da sua marca.