Como Montar um Estacionamento? Dicas de Negócio

Está pensando em abrir um estacionamento? Está com muitas dúvidas? Então confira já este artigo e descubra o que você deve fazer para ter sucesso neste ramo!

Todos os anos, o número de veículos em circulação no Brasil cresce. E como consequência disso, a quantidade de pessoas que buscam por um estacionamento também.

Afinal, deixar o carro na rua nem sempre é seguro. Há assaltos, roubos, depredação, riscos, etc. 

Por isso, para muitos, o gasto com um estacionamento é mais interessante do que arcar com possíveis prejuízos ocasionados ao veículo por estar na via pública.

Sendo assim, montar um estacionamento hoje em dia pode ser uma ótima oportunidade para negócios. Veja!

Tenha um plano de negócios

Primeiramente, tenha um plano de negócios. Ele é essencial para qualquer empreendimento. Além disso, ajuda você a ter uma visão ampla a respeito da empresa, bem como do mercado.

Dessa forma, neste plano você deverá definir questões como:

  • Local do estacionamento;
  • Qual será o público-alvo;
  • Qual será o investimento;
  • Quem são os concorrentes;
  • Quais serviços/produtos serão oferecidos;
  • Qual seguro será contratado;
  • Qual será o diferencial;
  • Qual será a rotina de trabalho;
  • Tabela de preços;
  • E em quanto tempo espera que o investimento gere lucro.

Local

O local do estacionamento é um dos principais aspectos a ser considerado, pois vai influenciar, e muito, no faturamento. Por exemplo, ao escolhê-lo não deixe de pensar no perfil dos clientes que você colocou lá no plano de negócios.

Além disso, o local de melhor cenário é aquele em que há um grande fluxo de pessoas, assim como um local onde há diversos comércios, restaurantes, bares, universidades, teatros… pois as pessoas precisam parar seus veículos em algum lugar e de preferência, seguro.

Outro exemplo, abrir um estacionamento perto do aeroporto de Guarulhos ou em outra região próxima a esse tipo de lugar.

Afinal, quantas pessoas viajam diariamente no Brasil? E quantas costumam ir com o próprio veículo até o aeroporto? O fluxo é intenso. 

Portanto, também é um ótimo caminho para você explorar, ainda mais que o preço dos estacionamentos dos aeroportos são bastante elevados.

Boa localização é a alma do negócio!

Documentação

Basicamente, para abrir um estacionamento são necessários os seguintes documentos:

  • Alvará de funcionamento;
  • CNPJ;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Folha espelho do IRPF;
  • Documentos próprios da sua região/cidade.

Estrutura e equipamentos

Outro fator importante que deve ser levado em consideração na hora de montar um estacionamento é a respeito da estrutura e dos equipamentos dele. 

1.000m² é a área mínima que um estacionamento deve conter. Além disso, é importante que ele tenha:

  • Vagas cobertas;
  • Vagas para idosos e deficientes;
  • Piso de asfalto, cimento ou pedregulho.

Agora em relação aos equipamentos, os principais são referentes ao escritório e balcão de atendimento como: telefones, computadores, modem, impressoras, maquininhas para passar cartões, relógios, mesas, cadeiras, entre outros.

Divulgação e marketing

Para você ter clientes é claro que é preciso oferecer um ótimo serviço. Porém, de nada adianta isso se o seu estacionamento não tiver a divulgação adequada e estratégias de marketing bem definidas.

Por isso, investir nesses canais é fundamental para atrair cada vez mais clientes em potencial. Pode ser, por exemplo, com panfletos, anúncios no Google Ads, perfis nas redes sociais… 

Enfim, há diversos caminhos. E, caso você não tenha tempo para fazer isso ou considere difícil, uma alternativa bastante usual hoje em dia é investir em uma agência de marketing digital para que faça esses serviços.

Serviços extras

Além do próprio serviço de estacionamento, você pode pensar em outros que possam ser úteis para os seus clientes. Por exemplo, lavagem de carro, calibragem de pneus, cera para automóveis ou até mesmo uma loja de conveniências.

Funcionários qualificados

Por fim, tenha em seu estacionamento funcionários qualificados e uniformizados, além de manobristas habilitados. Isso demonstra seriedade e profissionalismo.

E ainda nessa questão, preze por um atendimento de qualidade, deixe isso claro para todos os funcionários e caso considere necessário, invista em treinamentos.

Os feedbacks costumam ser um bom parâmetro para você fazer essas análises e verificar onde precisa melhorar!

Agora é com você! As dicas foram dadas e caso tenha algum comentário ou alguma pergunta a fazer, deixe no espaço abaixo!